« Empowering Women in Brazil | Main | Q&A With TNW's Anna Heim »

September 06, 2011

TrackBack

TrackBack URL for this entry:
http://www.typepad.com/services/trackback/6a00e008ca9cc688340154349bca0b970c

Listed below are links to weblogs that reference Indignation:

Comments

Edu

Locally, what would help is this:

http://www.euvotodistrital.org.br/voto-distrital/o-que-e/

Even the politicians today don´t know who elected them. It would help if they and their voters had face each other regularly. Plus the cost would help local politicians and keep corporate "pimps" away from key public positions.

People should sign this:

http://www.euvotodistrital.org.br/assine/

Pedro Mundim

Para responder à pergunta "Por que os brasileiros não costumam protestar contra a corrupção" não é preciso ter muito poder de observação. Mais necessário é ter honestidade intelectual, ou melhor dizendo, coragem para dizer coisas politicamente incorretas.

Para muitos comentaristas é difícil aceitar quando os fatos não correspondem às teorias. Na abertura do artigo, temos: "...despite a successful transition to democracy". Isto é uma visão rosseauniana. O que se quer dizer é que o povo é "naturalmente bom", de modo que, quanto mais o governo representar o povo, menos corrupto o governo deve ser. Os fatos não confirmam a suposição. Na época da ditadura, a corrupção não era maior do que é hoje. Era menor. Havia menos corrupção há 50, 100 anos atrás do que há hoje. De fato, no Brasil, a curva ascendente da corrupção na política sempre acompanhou a curva ascendente da participação popular no governo.

A explicação é simples, e já foi declarada no post: quase todos os políticos acusados de corrupção são reeleitos. É evidente que a maioria dos eleitores não se importa de saber que eles são corruptos, e há um bom motivo para isso: a maioria dos eleitores (cerca de 3/4) é pobre o suficiente para ser dispensada de pagar impostos diretos (no Brasil, o imposto de renda é cobrado só de quem ganha acima de um certo valor). Então, por que esse eleitor pobre haveria de sentir-se pessoalmente roubado por alguém que roubou um dinheiro que não veio de seu bolso? Quem se sente roubado são o 1/4 restante - a classe média que paga impostos, mas a classe média é minoria e não decide eleição. No Brasil, praticamente não há políticos dedicados à classe média.

Por este motivo, Lula nunca se importou com a corrupção. Lula veio dos pobres, e sabe muito bem que os pobres não se importam com a corrupção. Dilma também não irá longe nesse combate - "secar um pântano" não é nada fácil, nem esse é o objetivo central. Dilma foi uma invenção de Lula, colocada na presidência com a finalidade de por em ordem a economia, bastante afetada pelos gastos excessivos de Lula, e preparar a volta de Lula em 2014. É assim: a festa acabou em 2010, o dono da casa (Lula) foi dormir satisfeito, então entrou a faxineira (Dilma) para por em ordem a bagunça. Isso inclui fazer os cortes indispensáveis e aguentar os custos políticos dessa política de austeridade, que por certo descontentará muitos aliados - é nesse contexto que se insere o combate à corrupção de Dilma. Daqui a 4 anos o patrão desperta, encontra a casa arrumada, despede a faxineira e dá nova festa - é o que Lula fará em 2014. É claro, a corrupção que Dilma fez dimuinuir voltará com força total. E o povo, comparando os tempos gordos de Lula com os tempos magros de Dilma e Fernando Henrique Cardoso, concluirá que Lula, definivamente, "é o cara".

Solução? Ou se restringe o direito de voto apenas aos pagadores de impostos, ou se cobra imposto também dos pobres. Não sei qual alternativa é a pior.

Verify your Comment

Previewing your Comment

This is only a preview. Your comment has not yet been posted.

Working...
Your comment could not be posted. Error type:
Your comment has been saved. Comments are moderated and will not appear until approved by the author. Post another comment

The letters and numbers you entered did not match the image. Please try again.

As a final step before posting your comment, enter the letters and numbers you see in the image below. This prevents automated programs from posting comments.

Having trouble reading this image? View an alternate.

Working...

Post a comment

Comments are moderated, and will not appear until the author has approved them.